domingo, 30 de março de 2014

Arroz branco


Ingredientes para 2 pessoas:
-200g de arroz
-450ml de água
-¼ cubo de caldo de galinha
-1 colher de chá de manteiga
-Sal q.b.

Preparação:
Ferva a água num jarro eléctrico.
Na taça da CC com o acessório misturador, coloque a água a ferver, a manteiga, o caldo de galinha e o sal. Seleccione manualmente a velocidade 1 a 100º durante 20 minutos. Adicione o arroz e deixe cozer até ao fim do tempo.

O arroz fica um pouco empapado devido ao acessório misturador apenas mexer por baixo e de vez em quando convém mexer com a espátula.
Para um arroz mais solto: http://cantinhocc.blogspot.pt/2014/04/arroz-branco.html

sábado, 29 de março de 2014

Bacalhau à brás


Ingredientes para 2 pessoas:
-300g de bacalhau cozido e desfiado
-400g de batata fritas em palitos finos ou batata palha
-1 cebola pequena cortada em quartos
-1 dente de alho
-1 folha de louro
-3 ovos
-Azeite q.b.
-Sal q.b.
-Noz-moscada q.b.
-Azeitonas q.b.
-Salsa q.b.

Preparação:
Coloque na taça da CC com a lâmina picadora a cebola e o alho. pique na velocidade 12 durante 15 segundos. troque a lâmina pelo acessório misturador e junte a folha de  louro e o azeite. Seleccione o programa de cozedura lente P1.
Depois junte o bacalhau e volte a seleccionar o mesmo programa de cozedura lente P1.
Bata bem os ovos e tempere-os com sal e noz-moscada.
No fim do programa da CC, junte as batatas e, por cima, os ovos batidos. Mexa um pouco com a espátula e escolha a velocidade 1 a 70º durante 5 minutos.
Retire o preparado para uma travessa, polvilhe com salsa e espalhe azeitonas por cima.

Nesta receita, o bacalhau pode ser cozido na CC, tanto na água como a vapor.
Para que os ovos fiquem bem envolvidos com o bacalhau e as batatas, faça-o numa frigideira aproveitando para bater os ovos na CC.

Batido de laranja e limão


Ingredientes:
-3 laranjas
-1 limão
-3 colheres de sopa de açúcar
-1L de água

Preparação:
Coloque na taça da CC, com a lâmina para amassar/triturar, as laranjas e o limão descascados e cortados em quartos. Seleccione a velocidade 10 durante 2 minutos. Durante o processo, vá acrescentando a água e o açúcar.
No fim do tempo, passe o batido por um passador de rede está pronto.

Este batido, rico em vitamina C, é fácil, rápido e delicioso. Pode usar as cascas no batido mas eu não gosto muito por deixar um sabor mais amargo.

Bolo mármore


Ingredientes:
-4 ovos
-150g de açúcar
-150g de manteiga
-150g de farinha
-1 colher de chá de fermento
-Sumo de 1 laranja
-2 colher de sopa de cacau em pó

Preparação:
Parta os ovos e separe as gemas das claras colocando as claras na taça da CC. Bata, com o acessório batedor, na velocidade 9 durante 4 minutos. Retire-as e, sem lavar a taça, coloque as gemas e o açúcar. Bata na velocidade 6 durante 8 minutos. A 5 minutos do fim, junte a manteiga previamente derretida e o sumo de laranja. Quando faltar 4 minutos para o fim do programa, junte a farinha e o fermento ao preparado.
Adicione as claras e escolha a velocidade 3 durante 3 minutos.
No fim, retire metade da massa do bolo. À metade que ficou na taça, adicione o cacau em pó e bata mais 2 minutos na velocidade 3.
Numa forma de bolo inglês untada com manteiga e polvilhada com farinha, coloque colheradas alternadas das duas massas.
Leve ao forno pré-aquecido nos 180º cerca de 40 minutos.

A minha versão da receita 276 do livro da CC.

Bolo de chocolate


Ingredientes:
-6 ovos
-200g de açúcar
-200g de manteiga
-200g de farinha
-1 colher de chá de fermento
-50g de cacau em pó

Preparação:
Parta os ovos e separe as gemas das claras colocando as claras na CC e batendo-as em castelo na velocidade 9 durante 4 minutos com o acessório batedor.
Retire as claras e sem lavar a taça, coloque as gemas e o açúcar. Bata escolhendo a velocidade 6 durante 8 minutos. Derreta a manteiga e quando faltar 5 minutos para acabar o tempo na CC, junte-a à gemada. A 4 minuto do fim, junte o cacau em pó, a farinha e o fermento.
Ao aviso sonoro, junte as claras com cuidado e seleccione a velocidade 3 durante 1 minuto.
No fim do tempo, verta o preparado para uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido nos 180º cerca de 45 minutos.

O bolo e muito fofo, delicioso e simples mas pode fazer um molho para ele.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Creme de ervilhas


Ingredientes para 2 pessoas:
-250g de ervilhas congeladas
-200g de batata
-1 cebola pequena
-25g de bacon cortado em pedaços

-¼ de cubo de caldo de galinha
-700ml de água
-Azeite q.b.
-Sal q.b.

Preparação:
Descasque e corte a cebola em quartos. Coloque-a na taça da CC com a lâmina picadora e seleccione a velocidade 12 durante 10 segundos. Junte um pouco de azeite e o bacon e escolha o programa de cozedura lenta P1 trocando a lâmina picadora pelo acessório misturador.

No fim do tempo, junte as ervilhas e as batatas descascadas e cortadas a meio. Adicione a água, tempere com sal e o caldo de galinha e seleccione o programa de sopa P1. 
Agora é só esperar que acabe o tempo para ter a sopa pronta a servir.

Pode optar por colocar os ingredientes todos na taça da CC e escolher directamente o programa de sopa P1. É mais rápido e igualmente bom. Eu optei por fazer um refogado porque gosto do sabor.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Almôndegas com molho de tomate


Ingredientes para 2 pessoas:
-250g de carne de vaca
-1 cebola pequena
-1 dente de alho picado
-1 ovo
-Pão ralado q.b.
-200ml de molho de tomate (já tinha feito)
-Sal q.b.
-Pimenta q.b.

Preparação:
Coloque na taça a carne cortada em cubos, a cebola cortada em quartos e o dente de alho. Com a lâmina picadora, seleccione a velocidade 12 durante 30 segundos. Passado esse tempo retire a carne e amasse a carne com o ovo e o pão ralado e tempere com sal e pimenta. O pão ralado é apenas o suficiente para a carne descolar bem das mãos. Forme as almôndegas e reserve.
Na taça da CC com o acessório misturador, coloque o molho de tomate. Se estiver muito grosso, junte um pouco de vinho branco. Seleccione a velocidade 1 nos 100º durante 25 minutos. Passados 5 minutos, junte as almôndegas e deixe cozer o restante tempo.

O molho de tomate já tinha feito ontem para as pizzas e como sobrou, eu aproveitei para fazer as almôndegas.

Pizza


Ingredientes para 3 pizzas:
-250ml de água quente
-10g de fermento de padeiro seco
- 400g de farinha
-2 colheres de sopa de azeite
-Sal q.b.
-200 ml de molho de tomate
-Recheio a gosto (queijo, fiambre, cogumelos...)

Preparação:
Coloque a água quente e o fermento na taça da CC com a lâmina para amassar. Seleccione o programa para massas P1 mudando o tempo para 5 minutos. Após 30 segundos, junte a farinha, o sal e o azeite.
No final do tempo, o programa passará automaticamente para o tempo de levedura a 30º durante 40 minutos. Só depois de levedar é que deve usar a massa.
Separe a massa em 3 partes e estenda-as de maneira a formar uma pizza. Espalhe depois o molho de tomate e recheie a gosto.
Leve ao forno pré-aquecido nos 240º entre 10 a 15 minutos.

Esta é a receita nº 120  do livro da CC em que eu modifiquei o recheio.

Opinião sobre a Cuisine Companion da Moulinex

A minha grande dúvida, assim como a de muita gente, era saber qual o melhor robot de cozinha no mercado para não se arrependerem depois de comprar. Eu decidi apostar na Cuisine Companion da Moulinex porque é a mais parecida com a Bimby, que é uma referência, mas a preço melhor assim como mais moderno e bonito, com mais potencia, etc, para não falar de que o cesto de cozer a vapor é em inox. A bimby já não inova à muito tempo o que acho uma menos valia para ela.
Compare bem todos os robot do mercado e veja se vale a pena apostar nos mais baratos. Leia as opiniões das pessoas que têm experiência com eles. Eu só posso opinar sobre a CC porque este é o primeiro robot faz tudo.
Até agora, notei que a CC é bastante silenciosa, o que me agradou bastante. Ela não vem com balança integrada mas isso não é um problema pois, com a trepidação e o tempo, ela perderia a precisão e além disso, quem comprar a CC pode mandar vir uma balança grátis e ainda recebe um livro de receitas.
Outra qualidade é que é possível deixar o jantar a fazer e ir tratar de outros assunto pois o robot mantém-no nos 65º mexendo de vez em quando.
Os acessórios de bater, amassar, etc, são altos, o que permite trocar facilmente durante uma preparação. Já fiz sopa e ela ficou perfeitamente ralada com a lâmina picadora, já amassei massa de pizza com a lâmina de triturar/amassar e ela ficou bem amassada, já cozi batatas com o acessório misturador e as batatas não se desfizeram, já bati natas em chantilly com o acessório batedor. 
O fundo da taça é lisa, o que facilita aos acessórios bater, amassar, etc, correctamente sem deixar restos ou grumos no fundo que depois se misturaria com a massa ou o molho e ficaria desagradável.
No geral estou bastante satisfeita apesar de ter a CC a pouco tempo. No meu ponto de vista faltava era a possibilidade de programar a máquina.
O livro de receitas que vem junto do robot, é uma excelente base para preparar outras refeições que não venham nele.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Batatas cozidas com pescada a vapor


Ingredientes para 2 pessoas:
-400g de batatas médias
-2 ovos
-2 postas de pescada
-1L de água
-Sal q.b.
-Azeite q.b.

Preparação:
Descasque as batatas e lave-as.
Coloque a água na taça da CC munida do acessório misturador, tempere com sal e junte as batatas cortadas ao meio. Seleccione o programa de cozedura lenta P2 durante 10 minutos a 100º.
Passado esse tempo, junte os ovos previamente lavados às batatas. Por cima, coloque o cesto para cozer a vapor e ponha lá as postas de pescada temperadas com sal e embrulhadas em película aderente. Seleccione o programa de cozedura lenta P2 durante 20 minutos a 90º.
Quando acabar o tempo, desembrulhe o peixe, descasque os ovos. Coloque tudo numa travessa com as batatas escorridas. Sirva regado com azeite.

Verifique se está tudo bem cozinhado pois eu tive de virar o peixe pois estava ligeiramente mal cozido por cima.

Caldo Verde



Ingredientes para 2 pessoas:
- 350g de batata
- 150g de couve galega
- 550ml de água
- 4 rodelas de chouriço
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- 2 colheres de sopa de azeite
- Sal q.b.

Preparação:
Descasque as batatas, a cebola e o dente de alho, lave-os e corte as batatas ao meio e a cebola em quartos. Coloque tudo na taça com a lâmina picadora. Junte a água e um fio de azeite e tempere com sal.
Lave a couve e corte-a em tiras finas. Coloque-a no cesto de cozedura a vapor e espalhe por cima as rodelas de chouriço.
Tape a taça e seleccione o programa de sopas P2. Altere apenas o tempo para 30 minutos.
Quando acabar o tempo, Junte a couve e as rodelas de chouriço à sopa, mexa e está pronta a servir.

Esta é a receita nº84 do livro da CC mas eu decidi alterar algumas coisas. No livro diz para juntar tudo na taça mas assim a couve e o chouriço também iam ser triturados no fim. Por isso aproveitei e cozi a vapor.

Cuisine Companion de Moulinex. A estreia...

Aqui começa o meu blog dedicado à maior concorrente da Bimby, a Cuisine Companion da Moulinex que passarei a tratar por "CC".
Devido a ser uma novidade, a CC ainda não tem blogs que ajudem quem quer cozinhar nela, tendo apenas o seu livro de receitas que é fantástico como base. Por isso decidi criar este blog e assim partilhar as minhas experiência com a minha nova companheira na cozinha.